Um ingrediente curinga de sabor marcante
O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação e submetido a condições de temperatura contínua de 65°C a 80º C, com umidade controlada, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e as outras novas características são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.
O alho negro ficou famoso quando o estrelado chef espanhol Ferran Adrià realizou uma viagem ao Japão em 2007 e voltou para o seu El Buli, então o mais renomado restaurante do planeta, com alguns bulbos do ingrediente. Há controvérsias se Adrià foi realmente o primeiro chef ocidental a utilizar o alho negro em suas criações, mas não restam dúvidas de que tenha ajudado a divulgar a iguaria. Rapidamente, outros grandes chefs na Europa e nos EUA descobriram o dinamismo do alho negro, transformando-o em uma espécie de estrela da alta gastronomia internacional.
Na capital paulista, restaurantes requintados já exibem em seus cardápios pratos com esta verdadeira iguaria da gastronomia internacional. O Alho Negro do Sítio já atende às exigências de chefs e clientes em renomados restaurantes da capital entre elas, pizzarias, restaurantes japoneses, hamburguerias e outros.
O Hambúrguer de Red Angus com Bernaise de Alho Negro, por exemplo, foi inspirado no molho Bernaise, que é um clássico francês. “Descreveria o sabor do hambúrguer como inusitado e que, apesar de ser um clássico americano, surpreende quem experimenta”, conta Alexandre Silveira, criador do hambúrguer e gerente do Eddie Fine Burger, que fica em Belo Horizonte.
Outra receita onde não se espera encontrar alho negro é a do “Pão de Mel de Alho Negro”, criado pela Arem Chocolates. “Conheci o alho negro há aproximadamente seis meses atrás e achei muito interessante esta iguaria, o modo que é processado, o tempo que leva e o sabor adocicado. Isso despertou em mim uma curiosidade de maneira desafiadora para ver como ficaria um pão de mel com o recheio de alho negro. E hoje, posso falar que o sabor é indescritível”, afirma Carlos Arem, sócio-proprietário da Arem Chocolates.
Com produto 100% nacional, a empresa Alho Negro do Sítio produz alho negro de origem e está localizada em Guatapará, interior de São Paulo, trabalha para levar ao consumidor o sabor e a qualidade característicos do produto, que passa por um rígido controle de qualidade, que vai desde o plantio das sementes até a entrega ao consumidor.

Para conhecer mais sobre a Alho Negro do Sítio, acesse o site http://alhonegrodositio.com.br





