
A área externa do SESI Lab, no espaço antes existente entre o museu e a Biblioteca Nacional, foi preenchida com noventa espécies do Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga, acompanhadas de uma produção sustentável de alimentos. O espaço urbano se transformou em um laboratório vivo de educação ambiental, agroecologia e biodiversidade.
O projeto denominado Cultiva Lab é uma união do Sesi Lab, com a Bayer e o TikTok, ocupa cerca de 6,2 mil metros quadrados, compondo um novo cenário na Esplanada dos Ministérios, integrando ciência, arte e produção de alimentos, tudo no mesmo ambiente.
A configuração do espaço é focada na agricultura regenerativa e agroecologia. A circulação de fácil acesso direciona o visitante para diferentes áreas que facilitam a compreensão da conexão entre clima, vegetação e solo.
O público que frequenta o Sesi Lab pode estender a visita até o Cultiva Lab, ampliando a experiência em um passeio que reúne conhecimento, cultura, arte contemporânea e educação ambiental que conscientiza as pessoas dos impactos ambientais na vida cotidiana.
O Cultiva Lab é um sistema agroflorestal que mostra que é possível promover a biodiversidade em espaços urbanos. Tudo apresentado de maneira educativa, estimulando a compreensão dos biomas brasileiros e a importância da preservação da natureza.
A ideia principal é aproximar a população e esclarecer às gerações futuras sobre a integração da agricultura sustentável no nosso dia a dia, orientando-a a respeito da importância dos princípios ecológicos, sociais e econômicos.
O espaço está situado na parte externa do SESI Lab, entre o museu e a Biblioteca Nacional. A área é destinada ao sistema agroecológico educativo a céu aberto.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.



