Apostar no preto nos revestimentos cria ambientes imponentes e sofisticados. A Roca Cerâmica mostra como aplicar essa tendência na medida certa

O preto e suas vertentes sempre terão seu lugar na arquitetura por sua referência marcante e elegante. Ora associado ao minimalismo e à modernidade, ora ligado ao luxo e ao poder, a tendência All Black contrasta com os tons claros que dominaram os projetos nas últimas décadas. Sua presença forte, intensa e nada discreta é contraintuitiva e deve ser utilizada com cautela para que o ambiente não fique pesado.
Nos revestimentos, o preto absoluto aparece em uma ampla gama de materiais – do mármore ao tijolinho –, mas é no porcelanato que encontra sua expressão mais versátil. Além de reproduzir com fidelidade o efeito de pedras naturais, cerâmicos e outros elementos, o porcelanato oferece melhor performance, com resistência e durabilidade superiores, e necessita menores cuidados com manutenção, se comparado com outros materiais.
A Roca Cerámica, marca do Grupo LAMOSA no Brasil, explica como equilibrar o preto absoluto com os demais elementos da casa. Afinal, quando escolher acabamentos polidos ou foscos? Como combinar revestimentos, mobiliário e iluminação? A tendência é indicada para todos os tipos de projetos?
Fosco x polido

A cor preta é profundamente eclética e pode se adaptar a estilos clássicos ou contemporâneos. Na arquitetura, o preto fosco está associado a projetos modernos e minimalistas. O acabamento polido, em contrapartida, remete ao luxo, glamour e imponência.
Entre esses dois extremos, o acetinado surge como um coringa: com brilho suave e toque aveludado, adiciona textura e combina com diferentes estilos decorativos com equilíbrio.
É indicado para todos os lares?

O tamanho do imóvel influencia diretamente na escolha das cores escuras. Em metragens menores, geralmente é contraindicado revestir todas as superfícies de preto, pois transmite a sensação de encolhimento do espaço. Por não refletir luz – e sim absorver –, a cor não se traduz em amplitude. Se usada inadequadamente, gera um efeito visual opressivo.
No entanto, não significa uma proibição, apenas um alerta. Em áreas menores, o preto pode aparecer em um detalhe, como uma bancada, por exemplo.
A solução, portanto, é reduzir o seu papel e equilibrar com outras cores ao invés de aboli-lo por completo.
A iluminação como aliada

A iluminação é fundamental para compor um ambiente All Black. Valorizar a luz natural com grandes aberturas e espaços integrados contribui para suavizar a intensidade do preto e ampliar a percepção espacial.
No projeto luminotécnico, a luz quente – mais amarelada – rompe com a sobriedade e torna o ambiente mais aconchegante.
Explore texturas

Outro recurso para valorizar o preto é trabalhar diferentes texturas. Porcelanatos que reproduzem mármore, por exemplo, apresentam veios marcantes que quebram a monotonia e enriquecem a composição visual. Assim, o preto absoluto se transforma em um elemento sofisticado e cheio de nuances, proporcionando uma experiência tátil e estética envolvente.
Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
À frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, o Grupo LAMOSA é uma empresa mexicana com atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.
Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 32% desse volume por meio de créditos de reciclagem.
www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br
www.grupolamosa.com
@rocaceramicabr | @incepabrasil
Showroom Grupo LAMOSA no Brasil
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430




