
O Natal é considerado uma data de muita alegria, união, esperança, amor e generosidade. O espírito natalino espalha harmonia e contagia pessoas de variadas culturas. A celebração mistura tradições cristãs e pagãs que nos envolve com belas decorações, luzes, presentes e momentos de muita gratidão.
A data representa o nascimento de Jesus Cristo, comemorado no dia 25 de dezembro no Ocidente e 7 de janeiro em algumas igrejas Orientais. Com a chegada dessa celebração especial, muitas casas, shoppings e fachadas de prédios são enfeitadas com a temática natalina, tendo como uma das principais decorações a tradicional árvore de Natal, junto com os adereços coloridos e luzes que embelezam e encantam os ambientes.
A árvore de Natal está entre os símbolos mais tradicionais do mundo, chegou no continente americano por meio dos alemães. Alguns países têm maneiras diferenciadas de adornar suas árvores. Na China, são chamadas de árvores de luz, costumam ser decoradas com enfeites de papel. Na Alemanha, são ornadas com doces, maçãs, anjos, pisca-piscas e brinquedos. Na Índia, uma bananeira ou mangueira é paramentada como árvore de Natal. Os indianos usam folhas da mangueira para enfeitar suas residências.
A imagem do Papai Noel também é bem alegórica nesse período do ano. No Reino Unido, Papai Noel é chamado de Pai Natal, a sua indumentária é composta por um longo manto vermelho ou verde e as suas meias são preenchidas com presentes. Nos Estados Unidos, é conhecido como São Nicolau e tornou-se popular pela vestimenta avermelhada, o gorro, a companhia das renas e os seus truques.
Na Itália, as famílias italianas armam um presépio em casa e as refeições devem incluir o típico bolo de Natal, popularmente denominado como panetone.
A magia do Natal nos conecta com o divino, enaltecendo a confraternização entre familiares e amigos, despertando um sentimento de gratidão e generosidade. Apesar das diferenças religiosas e culturais de cada nação, o Natal é o período onde todos se reúnem independentemente de crenças, fomentando os valores humanos universais que ampliam emoções positivas.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.




