sábado, 12 setembro, 2026
More
    InícioDestaquesEstudantes, produtores e trabalhadores rurais prestigiam a AgroBrasília 2023

    Estudantes, produtores e trabalhadores rurais prestigiam a AgroBrasília 2023

    -

    No último dia da AgroBrasília, que foi no sábado (27), estudantes, produtores, trabalhadores rurais e muitas pessoas intressadas no agro prestigiaram o evento, os espaços tecnológicos da Emater-DF e movimentaram a Feira Rural e o Viveiro de Mudas, locais reservados para comercialização da agricultura familiar. Durante os dias de realização do evento, de 23 a 27 de maio, a Emater-DF levou aproximadamente 3 mil produtores da agricultura familiar do DF e Ride em excursões para conhecer as inovações apresentadas nos sete circuitos tecnológicos da empresa e também as tecnologias apresentadas em toda a feira.

    A estimativa geral da coordenação da AgroBrasília é a de que 175 mil pessoas passaram pela feira agropecuária durante os cinco dias de realização. A movimentação de negócios fechados alcançou o montante de R$ 4,8 bilhões. Nesses cinco dias de realização, segundo a organização, foram gerados 350 postos de trabalho.

    Nos sete circuitos tecnológicos preparados pela Emater-DF, o público em geral conheceu inovações nas cadeias produtivas que podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores. Além de ver na prática, puderam tirar dúvidas, ouvir explicações e se aprofundar nos temas. Mais de 100 extensionistas rurais da Emater-DF estiveram de plantão todos os dias, atendendo produtores, estudantes, trabalhadores rurais e interessados nos temas apresentados.

    Por meio de parceria com a Embrapa, foi realizado o Dia de Campo da Mandioca BRS 429 no Circuito de Olericultura. Técnicos da empresa também participaram do Dia de Campo do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico e do Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPL), ambos organizados pela Embrapa. Durante os dias de evento, a Emater também recebeu visita de parlamentares, secretários de governo e do governador do DF, Ibaneis Rocha, que fechou acordos, fez lançamentos e entregas importantes para a área rural. Teve também a entrega do primeiro registro de uma agroindústria de ovos no DF.

    Encerramento

    Neste sábado (27), último dia do evento, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, passou pelos circuitos e pelos espaços de comercialização, conversou com os produtores, conheceu os produtos e ouviu demandas. “Essa é também uma oportunidade de conversar, entender as necessidades, pegar sugestões para melhorarmos nos próximo ano, além de também aprendermos um pouco com cada um. A gente já encerra uma AgroBrasília com ideias para a próxima”, afirmou. Segundo ele, o objetivo da atuação da Emater no espaço é fortalecer a economia do campo, proporcionar informação e mostrar oportunidades aos produtores.

    Pela terceira vez visitando a AgroBrasília, a produtora rural Neura Helena de Souza, que é do Córrego da Coruja, em Ceilândia, afirma que a cada vinda leva novos conhecimentos. “Eu adoro esse espaço da Emater. Sempre tem uma novidade e a gente aprende muito”, destacou.  “A Emater do Distrito Federal realmente é um exemplo. Aqui tá muito organizado e a gente percebe que os técnicos sabem muito do que estão falando. Tô bem satisfeito”, afirmou o visitante Marcelo Leite, que veio do Município goiano de Ceres.

    Diretamente de Feira de Santana, na Bahia, Zezinho dos Currais, como o produtor afirma ser conhecido, disse ser sua primeira vez na AgroBrasília. “Tá sendo muito bom, renovando minhas ideias. Muita informação, muito conhecimento. A gente tem que se desenvolver nessas áreas, porque hoje se o produtor não tiver conhecimento ele não produz”.

    A superintendente da Conab do DF e Entorno, Glauciene Caetano de Oliveira, visitou o espaço da Emater-DF neste sábado (27). “Eu acho fundamental que a Emater-DF continue movimentando a agricultura familiar e levando empoderamento e empreendedorismo para as mulheres rurais. Aqui na feira rural a gente percebe que as mulheres rurais têm um potencial enorme de produção. Estou encantada com os artesanatos. A Emater-DF é um braço muito importante da Conab, nas parcerias, e também para o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou

    Inovações apresentadas

    Nos circuitos da Emater-DF, os visitantes puderam conhecer as principais tecnologias nos circuitos da Floricultura Associada ao Turismo, na Olericultura, na Avicultura, na Aquicultura, na Fruticultura, na Bovinocultura e no Saneamento Rural e Segurança Alimentar e Nutricional. Teve ainda o Galpão do Produtor, com produtos sendo comercializados por produtores locais, o Viveiro de Mudas, com comercialização de flores e plantas, e um espaço para sanar dúvidas sobre crédito rural na van da Emater-DF. A Emater-DF também esteve presente com um plantão sobre Gestão Ambiental.

    As inovações apresentadas pelos extensionistas da empresa podem ser aplicadas por pequenos, médios e grandes produtores rurais, como o cultivo de mandioca, variedade BRS 429, cultivada em canteiro com cobertura plástica morta e irrigação por gotejamento, o uso de alimentos fermentados na criação de peixes e camarão, a opção de produção de açaí como nova opção de cultivo na capital, dentre outras.

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias