segunda-feira, 29 dezembro, 2025
More

    Mercado de Pulgas

    -

    Mercado de Pulgas do centro da cidade de Amsterdam

    *Fabíola Fabrícia

    A expressão “Mercado de pulgas” é oriunda do termo francês “marché aux puces” que significa objetos usados que possam estar tomados por pulgas. No exterior o comércio de pulgas são feiras livres que vendem artigos antigos, desde roupas de variadas tendências, calçados, louças, obras de arte, utensílios de luxo, etc.

    Esse mercado de nome peculiar é muito notável e bem frequentado na Europa, os mais famosos são o IJ Hallen em Amsterdã, considerado o maior deles, em seguida temos o Marché aux Puces de Saint-Ouen em Paris e El Rastro em Madrid.

    O local tem como público alvo colecionadores que apreciam um estilo vintage mais clássico. Normalmente as mercadorias são expostas em grandes galpões, em vias públicas, onde vendedores montam suas barracas para vender seus materiais. Na maioria das vezes os expositores do mercado de pulgas pagam uma taxa para divulgar o produto na área destinada.

    No Brasil a expressão é conhecida, porém pouco utilizada, pois esses espaços são popularmente chamados de bazar e já fazem parte da cultura urbana. Existem muitas feiras e até mesmo “garage sale” (venda informal de itens usados, comumente realizada em garagens, quintais ou calçadas de residências), que vendem antiguidades como livros, discos de vinil, baixelas, móveis, vestimentas, selos e moedas que podem ser comprados, alugados ou trocados entre os consumidores.

    Esse tipo de comércio se tornou popular porque vai além da oportunidade de encontrar peças raras por preços acessíveis, pois valorizam a reutilização de objetos, a circulação da economia e oportuniza as pessoas a se depararem com itens históricos de valor sentimental que ultrapassam várias gerações.

    *Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.

     

     

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img
    -Publicidade -spot_imgspot_img

    Últimas notícias