Cleison Duval enumerou as iniciativas que a Emater-DF tem lançado para fortalecer a cadeia agroindustrial do DF
Produtores rurais, extensionistas, técnicos, pesquisadores, parlamentares, estudantes e representantes do setor agropecuário se reúnem até esta sexta-feira (12) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-DF), na Asa Sul, para o 7º Encontro Distrital da Agroindústria. Cerca de 120 participantes debatem, desde quarta (10), o fortalecimento da cadeia agroindústria, abordando temas como formalização, inovação, empreendedorismo e mercado.
Durante a abertura do evento, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Rafael Bueno, destacou o esforço que o GDF vem somando com os produtores e entidades classistas para ampliar o alcance da produção local. “Hoje temos produtos chegando a lugares como Macau, França e Portugal, graças ao trabalho dos empreendedores rurais e o apoio que o governo tem dado por meio da assistência técnica, capacitação e fomento”, ressaltou Bueno.
Já o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, reforçou o trabalho desenvolvido pela empresa junto às agroindústrias em diversas frentes. “Já lançamos a chamada para a segunda edição do Catálogo de Turismo Rural, com vários empreendimentos agroindustriais, elaboramos a planta básica para entrepostos de ovos e granjas avícolas, dispensando o empreendedor de pagar por um projeto, temos a Rota do Queijo… enfim, são diversas iniciativas que temos feito para fortalecer as indústrias rurais, trazendo desenvolvimento econômico sustentável para o DF”, destacou o dirigente.
Ainda na abertura do Encontro de Agroindústria, o secretário Rafael Bueno assinou uma portaria que prevê o registro provisório para unidades de beneficiamento de ovos e granjas avícolas. O documento permitirá a instalação dessas agroindústrias de pequeno porte — que produzem até 3,6 ovos por dia — enquanto providenciam as exigências da legislação.
De acordo com a médica-veterinária da Emater-DF Camila Braz Ribeiral, que participou do grupo de trabalho que elaborou a portaria, a iniciativa facilita a vida do empreendimento familiar. “O produtor terá 24 meses para providenciar os requisitos obrigatórios exigidos em lei. Durante esse tempo, ele poderá comercializar seus ovos. Mesmo sem o registro definitivo, tomamos o cuidado de garantir a sanidade da produção durante o processo, de forma que o consumidor pode confiar na qualidade e segurança alimentar do produto”, explicou.
Turismo rural
No segundo dia do Encontro, a turismóloga Clarissa Valadares, da Emater-DF, apresentou aos participantes o catálogo “Conexões e Experiências: Turismo, Histórias e Produtos do Campo que Encantam”. O trabalho reúne mais de 300 produtos de empreendimentos do DF, que incluem gastronomia, entretenimento, lazer e vivências no campo. “Para elaborar o catálogo, exigimos que o produto seja registrado, já que isso garante a confiança do consumidor”, detalhou a extensionista rural.

Clarissa acrescentou que, durante o processo de seleção dos empreendimentos, a equipe da Emater-DF incentivou os produtores a apresentarem suas histórias, que são contadas em vídeos promocionais. “A gente encanta pelo que fazemos sentir. Quando o cliente vê o produto, ele deve enxergar a família, a dedicação, o trabalho do produtor, o que transforma a experiência toda em ferramenta de encantamento”, complementou.
O 7º Encontro Distrital de Agroindústria é realizado pela Secretaria de Agricultura (Seagri) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Indústria (Sebrae-DF) e Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar-DF). Tem ainda o apoio da Emater-DF, Crea-DF, Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA-DF) e Associação dos Servidores da Agricultura do DF (Arcef).


